Fatores associados a quedas em idosos institucionalizados de meio urbano e rural
pdf
XML

Palavras-chave

fatores de risco
quedas
idosos institucionalizados
meio urbano
meio rural

Como Citar

Mariana Cervaens, Clarinda Festas, & Thierry Machado. (2023). Fatores associados a quedas em idosos institucionalizados de meio urbano e rural. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 4. https://doi.org/10.61415/riage.94

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a ocorrência de quedas nos últimos 12 meses e os fatores de risco associados às mesmas, em idosos institucionalizados de meio urbano e rural.

Foram avaliados 200 idosos, 100 idosos institucionalizados de meio urbano e 100 idosos institucionalizados de meio rural. As variáveis em análise foram: ocorrência de quedas nos últimos 12 meses, percepção que têm perante a sua visão e audição, utilização de auxiliares de marcha, realização de exercício terapêutico, quantidade de medicação, testes de aptidão física, o medo de cair através da escala Falls Efficacy Scale (FES), o nível de atividade física, e o índice de massa corporal.

Verificou-se que existiram diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) entre os idosos institucionalizados de meio urbano e rural, no exercício terapêutico, no uso de auxiliar de marcha, no equilíbrio dinâmico, na velocidade máxima da marcha e na FES, tendo sido obtidos piores resultados pelos idosos de meio rural em todas as variáveis. Na regressão logística entre a ocorrência de quedas, nos últimos 12 meses, e as restantes variáveis avaliadas, foi possível constatar, que nos idosos de meio urbano, a medicação apresentou-se como um fator de risco de queda, por sua vez nos idosos de meio rural, foi o equilíbrio estático, o medo de cair, a visão, a medicação e o uso de auxiliar de marcha.

Os idosos institucionalizados de meio rural apresentaram piores resultados nas variáveis avaliadas e consequentemente um maior número de fatores de risco de queda, comparativamente aos idosos institucionalizados de meio urbano.

 

https://doi.org/10.61415/riage.94
pdf
XML