Elementos-chave na preparação e planeamento da transição para a reforma - o contributo do Serviço Social
pdf
XML

Palavras-chave

reforma
preparação
planeamento
envelhecimento
serviço social

Como Citar

Catarina Silva Simão, & Ana Maria da Costa Oliveira. (2023). Elementos-chave na preparação e planeamento da transição para a reforma - o contributo do Serviço Social . RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 4. https://doi.org/10.61415/riage.91

Resumo

A passagem à reforma envolve mudanças e transformações a vários níveis, exigindo a cada indivíduo a capacidade de se adaptar a uma nova fase do seu ciclo de vida. A reforma não representa obrigatoriamente uma delimitação entre o fim da idade adulta e a velhice, no entanto é um acontecimento indissociável do envelhecimento. Não sendo necessariamente um problema social, o modo como é vivenciado o processo de transição e adaptação pode gerar situações de vulnerabilidade, de isolamento, solidão e exclusão social, com impacto significativo nas relações humanas.

A preparação e o planeamento desta etapa são preponderantes na promoção de processos de transição-adaptação bem-sucedidos, dado que permitem reduzir o período de desorganização e promover novos começos e vidas com propósito e sentido.

Deste modo, apresentam-se os elementos-chave a incorporar numa proposta de intervenção assente na preparação e planeamento da reforma e tendo por base as especificidades do Serviço Social, promotora de um envelhecimento ativo e saudável, com qualidade e bem-estar.

https://doi.org/10.61415/riage.91
pdf
XML