Efetividade de um Programa de Exercício para Prevenir o Risco de Quedas Em Utentes da Unidade de Convalescença do Hospital Arcebispo João Crisóstomo
pdf
XML

Palavras-chave

quedas
prevenção
fisioterapia
exercício

Como Citar

Carla Alice dos Santos Guapo, Carina Alexandra Fonseca de Freitas, Inês Catarina André Gaspar, & Teresa Margarida Rosendo Vaio. (2023). Efetividade de um Programa de Exercício para Prevenir o Risco de Quedas Em Utentes da Unidade de Convalescença do Hospital Arcebispo João Crisóstomo. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 4. https://doi.org/10.61415/riage.89

Resumo

As quedas estão na origem de uma significativa morbilidade ou mortalidade, sendo uma das principais causas de internamento hospitalar. Neste contexto, a ocorrência de quedas representa um sério problema, exigindo a implementação de estratégias preventivas, que devem enfatizar a educação, o treino, a criação de ambientes mais seguros e o estabelecimento de políticas eficazes para reduzir os riscos.

A equipa de Fisioterapeutas do Hospital Arcebispo João Crisóstomo implementou um projeto piloto com o objetivo de prevenir a ocorrência de quedas em contexto hospitalar melhorando o equilíbrio e funcionalidade dos seus utentes.

A população alvo são utentes idosos internados na Unidade de Convalescença do HAJC, com capacidade de marcha, com défice de equilíbrio e/ou mobilidade. O programa implementado consiste na realização de sessões de educação para a prevenção de queda, e de exercício para potenciar a força, resistência e flexibilidade musculares, equilíbrio e capacidade aeróbia. É realizada uma avaliação inicial e uma reavaliação após 4 semanas, com a aplicação das escalas Teste de levantar e ir, One Leg and Tandem Stance, Teste de Marcha 10 Metros, Teste de Sentar-Levantar 30 segundos, Escala de Equilíbrio de Berg e Escala de Eficácia nas Quedas - Internacional.

Os resultados esperados denotam ganhos consideráveis na sua capacidade de equilíbrio, capacidade aeróbia e na redução do medo de cair.

O projeto deverá continuar a ser implementado, de forma a reforçar os resultados obtidos, para futura generalização dos ganhos na aplicação deste tipo de programas.

https://doi.org/10.61415/riage.89
pdf
XML