ArreVita – Programa de Estimulação e Reabilitação Neurocognitiva (Estudo Piloto)
pdf
XML

Palavras-chave

défice cognitivo
estimulação cognitiva
reabilitação cognitiva
programas de avaliação

Como Citar

Cristiana Filipa da Silva Pereira de Sousa, & Renato Leonel Barbosa Gomes. (2023). ArreVita – Programa de Estimulação e Reabilitação Neurocognitiva (Estudo Piloto). RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 4. https://doi.org/10.61415/riage.78

Resumo

A presença de uma Lesão Neurológica Adquirida compromete o desempenho das ocupações significativas do Ser Humano. A Neuroplasticidade representa a faculdade do cérebro para recuperar-se e reestruturar-se. Este potencial adaptativo do sistema nervoso permite ao cérebro recuperar de transtornos ou lesões.

Este estudo deteve como objetivos avaliar a eficácia da implementação de um programa de estimulação e reabilitação neurocognitiva, em pessoas internadas numa unidade de cuidados continuados de média duração e reabilitação, com alterações no desempenho cognitivo resultantes de uma multiplicidade de situações.

A amostra é constituída por 107 indivíduos, com idades compreendidas entre 37 e os 97 anos, com uma média de idade de 72 anos. Foi usado como metodologia de conhecimento os resultados obtidos na Medida de Independência Funcional (MIF), nomeadamente os valores da vertente cognitiva, na Admissão e na Alta. O programa desenvolveu-se através de intervenção em grupo, 2/semana, com a duração de 60 minutos.

Os resultados demonstraram um aumento médio de 10% nos valores obtidos na Vertente Cognitiva da MIF, refletindo o melhoramento médio de um nível de dependência da MIF. Comparativamente aos valores obtidos em ano anterior, sem a aplicação do programa, verificou-se um aumento nos resultados atingidos.

Através do presente estudo foi possível verificar a eficácia da implementação de um programa de estimulação e reabilitação neurocognitiva, em grupo, na diminuição do défice cognitivo decorrente de uma Lesão Neurológica Adquirida.

https://doi.org/10.61415/riage.78
pdf
XML