A Solidão na velhice e a intervenção social em Portugal
pdf
XML

Palavras-chave

envelhecimento
velhice
solidão
intervenção social

Como Citar

Isabel Maria Oliveira Martins, Inês Mendes Almeida, & Inês Filipa Carreira. (2023). A Solidão na velhice e a intervenção social em Portugal. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 4. https://doi.org/10.61415/riage.67

Resumo

O envelhecimento demográfico é um fenómeno social que em poucas décadas se tornou global, sendo Portugal um dos países europeus que já se encontra em situação considerada preocupante, visto que tem vindo a apresentar um aumento contínuo e bastante acentuado de população idosa. Contudo, envelhecer não é sinónimo de velhice, nem a solidão é sentida exclusivamente por pessoas mais velhas, podendo esta ser experienciada em qualquer das fases do desenvolvimento humano, atentando, porém, aos danos biopsicossociais variados e severos que podem advir de uma experiência de solidão intensa e/ou prolongada.

Os objetivos traçados para este artigo vão no sentido de clarificar a verdadeira relação entre envelhecimento e solidão, percecionar a realidade portuguesa em matéria de solidão na velhice e apreender o potencial da intervenção social nesta problemática, tendo para tal, sido utilizada a metodologia qualitativa com recurso a pesquisa bibliográfica e documental.

O estudo revelou, que em Portugal, existe maior incidência e intensidade da solidão em idosos com idade acima dos 80 anos, sujeitando-os a efeitos mais gravosos, em virtude da sobreposição com outras vulnerabilidades próprias da velhice. De elevada relevância, são as evidências que apontam para a existência de uma relação de duplo sentido entre solidão e depressão, justificando plenamente a combinação de esforços das várias Ciências Sociais e Humanas. Analisados dois projetos intervenção social direcionados à população mais idosa de Coimbra, foi possível atestar a sua valência no que concerne a promover uma velhice mais digna e saudável, e não tão solitária.

https://doi.org/10.61415/riage.67
pdf
XML