A Educação Social na promoção da autonomia funcional, nasrelações sociais e na qualidade de vida das pessoas idosas emServiço de Apoio Domiciliário
PDF
XML

Palavras-chave

Educação Social; Envelhecimento; Relações sociais; Autonomia

Como Citar

A Educação Social na promoção da autonomia funcional, nasrelações sociais e na qualidade de vida das pessoas idosas emServiço de Apoio Domiciliário. (2025). RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 7(7), 420 – 432 . https://doi.org/10.61415/riage.374

Resumo

O envelhecimento apresenta desafios significativos para a manutenção da qualidade de vida das pessoas idosas, em especial, no que concerne à autonomia funcional, à independência e ao isolamento social. Neste sentido, em prol de um envelhecimento ativo e saudável, a Educação Social desempenha um papel essencial na promoção e educação para a saúde das pessoas idosas. O projeto “Aprender a Ser” desenvolvido no âmbito do estágio curricular do curso de Educação Social, teve como objetivo promover a autonomia funcional e a socialização de pessoas integradas em Serviço de Apoio Domiciliário.  Foi utilizada a metodologia de Investigação-Ação, com a utilização de diferentes instrumentos de avaliação (grelhas de observação e as escalas de Barthel (2003), de Índice de Lawton y Brody (1969) e WHOQOL-OLD), tendo sido priorizada a intervenção a cinco utentes e aplicado um plano de ação socioeducativo para promover a autonomia nas atividades da vida diária e a socialização entre pares e familiares. Como resultados da intervenção, verificou-se a melhoria da perceção sobre a qualidade de vida (WHOQOL-OLD), contudo não se verificaram mudanças significativas na melhoria da autonomia funcional (Barthel e Lawton & Brody). A partir da análise aos resultados é possível concluir que a intervenção socioeducativa da Educação Social contribui para a qualidade de vida dos idosos e para a melhoria das capacidades instrumentais da vida diária. Contudo, existe a necessidade de manter a autonomia no processo de envelhecimento, pelo que se sugere ações socioeducativas contínuas de treino das capacidades motoras, autonomia funcional e do desenvolvimento de relações sociais.

PDF
XML

Referências

Alves. T; Braz, P.; Rodrigues, E.; Mexia, R., Neto, M. & Matias Dias C. (2024) EVITA: Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes: relatório 2022. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA)

Araújo, F. ; Ribeiro, J. ; Oliveira, A.& Pinto, C. (2007).Validação do Índice de Barthel numa amostra de idosos não institucionalizados. 25, 2.

Araújo, F.; Ribeiro, J.; Oliveira, A. & Pinto, C. (2008). Validação da Escala de Lawton e Brody numa amostra de idosos não institucionalizados. Actas do 7º congresso nacional de psicologia da saúde. Lisboa: ISPA.

Carvalho, Coelho, Entringer & Livio (2018) Relação da Funcionalidade com as AVD’S e AIVD’S em Idosos Institucionalizados e não institucionalizados. Cadernos Camilliani. 4 (15).869-888.

Coelhoso, F. Carvalho, F. & Mucharreira, P. (2020). Educação Social: Uma Permanente (Re)construção Pessoal e Social. Revista Di@logus, Cruz Alta, 9.

Espada, M. A; Noruegas, S & Arco, H. (2022). OS IDOSOS E AS QUEDAS – INTERVIR PARA PREVENIR. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento, [S.l.], 8, 3, 313-327.

Faleiros, A.; Pereira, A.; Santos, C.; Ribeiro, T.; Queiroz, M. & Araujo, C .(2018). O ambiente domiciliar e seus riscos para quedas em idosos: uma revisão integrativa da literatura. Revista Kairós-Gerontologia. 12 (4)409-424

Faria, M. (2023) Promoção do Envelhecimento Saudável e Ativo na Cidade. Análisis y Modificación de Conducta. 50 (182), 129-144

Fonseca, C. N., Teixeira, M., Caetano, A. P., & Rodrigues, P. F. S. (2024). Satisfação com a vida, bem-estar e felicidade em pessoas idosas com e sem apoio formal. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 10(1), 1–17.

Fonseca, K. (2012). Investigação ação: Uma metodologia para prática e reflexão docente. Revista Onis Ciência , 1.

Gomes, L.; Oliveira, M.; Sofiatti, S; & Vieira, V. (2021) A importância da fisioterapia na capacidade funcional de idosos com risco de quedas. Revista Brasileira Militar de Ciências. 21(7)31-37

Gomes, H.; Soares, M. & Gomes, D. (2022). A prática sistêmica de atividades física promove autonomia no idoso de Campos dos Goytacazes: Atividade desenvolve autonomia em idosos. Tópicos Atuais em Saúde I: abordagens sobre saúde, doença e cuidado. Editora Científica Digital, 1, 24-26.

Luz, A; Telles, J.L & Lêda, A. (2025). Perceção de Risco de Queda de Pessoas Idosas em Ambiente Domiciliário: implicação para a promoção e educação em saúde: Perceção de Risco de Queda de Idosos no Domicílio. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 6, 382-391.

Mendes, J. (2020). Envelhecimento (s), qualidade de vida e bem-estar. A Psicologia em suas Diversas Áreas de Atuação, 3, 132-144

World Health Organization (2019). Global report on falls prevention in older age. WHO Library Cataloguing-in-Publication. Genebre: World Health Organization

Organização Mundial de Saúde (2018) Manual de WHOQOL-OLD. Disponível em: https://www.ufrgs.br/qualidep/images/Whoqol-OLD/WHOQO OLD_manual_Ingles.pdf Acedido em: 12/4/2024

Ramos, R; Gil,K; Sousa, M; Fernandes, P.; Teixeira, R & Faria, A.L. (2021). Envelhecer na perspectiva psicológica e social: Promoção da saúde, qualidadede vida e estimulação cognitiva no idoso. Em Joaquim Pinheiro (coord.), Olhares sobre o envelhecimento. Estudos interdisciplinares, (I), 217-228.

Ribeiro, M., & Castro, M. (2022). O contributo da intervenção socioeducativa no desenvolvimento de competências pessoais/profissionais. Aprender, (44), 25–34.

Rodrigues, R. (2018. Solidão, Um Fator de Risco. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 34(5), 334-338.

Sant' Helena, D.; Silva, P & Gonçalves, A. (2020) Capacidade funcional e atividades da vida diária no Envelhecimento. Editora Científica: Brasil

Sequeira, C. (2018) Cuidar de idosos com dependência física e mental. Lisboa: LIDEL.

Torres, S.; Marinho, C.; Nascimento, V. & Bonadiman, B. (2022). Causas e consequências de quedas de idosos em domicílio. 11(3). 688-6896.

Torres, G.; Miranda, F.; Nobre, T.; Mendonça, A.; Souza,T.; Pereira, D.& Araújo, M. (org.) (2022). Aspectos biológicos e tecnológicos do processo de envelhecimento humano. Curitiba: Editora CRV.

Vieira, V. (2020) A importância da fisioterapia na capacidade funcional de idosos com risco de quedas. Revista militar de ciências, 17 (7).

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.

Direitos de Autor (c) 2025 P. Alexandra Nascimento, Susana Varela, Fernanda Carvalho, Filipa Coelhoso, Lígia Sinógas