Envelhecimento e Socialização:
PDF

Palavras-chave

envelhecimento; socialização; saúde; autonomia.

Como Citar

Cláudia Lima Monteiro. (2024). Envelhecimento e Socialização: : Relato de Experiência de um Grupo na Unidade Básica de Saúde Eldorado, no município de Diadema. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 6, 171–174. https://doi.org/10.61415/riage.298

Resumo

Introdução: No Brasil, o aumento da população idosa é notável. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 indicam que mais de 22 milhões de brasileiros possuem 65 anos ou mais, representando 10,9% da população. Essa mudança demográfica exige maior atenção à socialização no processo de envelhecimento. Objetivo: Este artigo objetiva apresentar a experiência de implementação de um grupo de idosos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Eldorado, localizada no município de Diadema, no estado de São Paulo. Métodos: Em conformidade ao Plano de Governo Municipal de Diadema, no ano de 1997 foram criados Grupos de Terceira Idade nas 20 UBS da cidade, visando incentivar a socialização de munícipes idosos(as). Na UBS Eldorado o grupo foi implementado e acompanhado por equipe interdisciplinar, com periodicidade quinzenal. Resultados e discussão:  A demanda inicial dos idosos por consultas médicas e palestras sobre saúde e doença foi progressivamente substituída por atividades de interação social, como caminhadas, realização de artesanato, bingos e excursões. O estímulo à autonomia dos participantes para a organização dessas atividades e o aumento de vínculo entre eles fizeram parte desse processo. Conclusão: A experiência do Grupo reforça o papel primordial da socialização para essa faixa etária. A promoção da autonomia dos idosos por meio de atividades recreativas e de fortalecimento de vínculos entre seus membros foram aspectos importantes observados pelos familiares e pela equipe técnica da UBS Eldorado. Aponta-se, portanto, a importância da abordagem integral e interdisciplinar em saúde, visando contribuir para um envelhecimento saudável.

https://doi.org/10.61415/riage.298
PDF

Referências

Brasil. (2003). Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Estatuto do Idoso. Diário Oficial da União. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm

Dardengo, Cassia Figueiredo Rossi Dardengo; Mafra, Simone Caldas Tavares. Revista de Ciências Humanas, vol. 18, n. 2, jul./dez. 2018

Duarte, M. S., & Nascimento, S. A. (2016). Envelhecimento e saúde mental: Uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 12(1), 34-39.

IBGE. (2022). Estimativas da população residente no Brasil e Unidades da Federação. Disponível em: www.ibge.gov.br

Montenegro, Rosiran Carvalho de Freitas. (2021) Envelhecimento como dependência e o debate do cuidado como direito social. Curitiba, Editora CRV.

Oliveira, J. R., & Santos, R. M. (2020). O papel da socialização no envelhecimento ativo. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 23(3), 273-280.

Pereira, L. A. (2017). A relação entre socialização e qualidade de vida em idosos: Um estudo empírico. Revista de Psicologia da Universidade de São Paulo, 23(2), 145-158.

Sposati, A. (2017). O envelhecimento no Brasil: O que sabemos?. São Paulo: Editora Cortez.

Downloads

Não há dados estatísticos.