Grupo de sapateado sapatos ageless – um jeito ginger rogers de envelhecer
PDF

Palavras-chave

Envelhecimento
dança
sapateados
corpo
gesto

Como Citar

Mattos de Oliveira Bastos, R. (2024). Grupo de sapateado sapatos ageless – um jeito ginger rogers de envelhecer. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 6, 303–309. https://doi.org/10.61415/riage.277

Resumo

A investigação propõe-se a ser um estudo sobre a estética cênica do corpo envelhecido no sapateado, tendo como mote as ações realizadas com o grupo Sapatos Ageless, autointitulado Gingers, uma vez que escolheram envelhecer com o glamour de uma estrela de Hollywood, tornando o sapateado um projeto de vida de velhice. O grupo surge de ações de sapateado realizadas desde 2013 na cidade do Rio de Janeiro ao público idoso, suas coreografias retratam um contexto de realização de sonhos, onde elas, mulheres idosas entre 53 a 90 anos, são as protagonistas. Musas inspiradoras, não somente da coreógrafa, mas do público que, ao dar conta da longeva idade de cada integrante, comove-se ao presenciar a obra de arte da vida. O grupo é reflexo do fenômeno que vem crescendo nos últimos anos no Brasil, quando indivíduos ditos idosos passaram a buscar as aulas de sapateado, e, consequentemente, criaram um lugar no contexto dessa arte. Assim, lança-se a questão: como trabalhar com corpos tão inusuais, quase impensáveis, no contexto dessa arte? Metodologicamente, para disponibilizar o sapateado para este público, fez-se necessário a abordagem do sapateado como um gesto, de onde afloram questões subjetivas do envelhecimento. Enfatizando efetivamente a temática do sapateado e o envelhecimento, utiliza-se do conceito de ageless, ou indivíduos sem idade, nome dado aos idosos de hoje, oriundos da geração baby boomers, a fim de sugerir a emergência do sapateado ageless.

https://doi.org/10.61415/riage.277
PDF

Referências

Beauvoir, Simone de (1990). A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Beauvoir, Simone de (1976). A velhice: realidade incômoda. São Paulo: Difel.

Castel, Alan D. (2019). Better with Age – The Psychology of Successful Aging. New York: Oxford University Press.

Giora, Regina Célia F. A. (Org.). (2017). Criatividade e Longevidade: um olhar da educação, arte e cultura. São Paulo: Gênio Criador.

Godard, Hubert (2002). Gesto e percepção. In: PEREIRA, R.; SOTER, S. (orgs.). Lições de dança. Rio de Janeiro: UniverCidade, v. 3, p. 11-35.

Goldenberg, Mirian (2017). A Bela Velhice. Rio de Janeiro: Record.

Goldenberg, Mirian (2016). Velho é Lindo!. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Goldenberg, Mirian (2011). Corpo, Envelhecimento e Felicidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Schopenhauer, Arthur (2012). A arte de envelhecer. São Paulo : Martins Fontes.

Tótora, Silvana (2016). Velhice: Uma estética da existência. EDUC – Editora da PUC-SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.