OS BENEFÍCIOS NOS IDOSOS DE ATIVIDADES INTERGERACIONAIS: BILHETE POSTAL
PDF
XML

Como Citar

Pacheco, S., Teixeira, C., & Nogueira, M. (2024). OS BENEFÍCIOS NOS IDOSOS DE ATIVIDADES INTERGERACIONAIS: BILHETE POSTAL. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 5. https://doi.org/10.61415/riage.250

Resumo

Com o desafio de promover o relacionamento intergeracional, foi implementado pela Unidade de Cuidados na Comunidade em parceria com uma Escola Básica do 1.o ciclo da zona do Porto, um projeto que se designou por “Bilhete Postal”. Neste projeto, idosos e crianças corresponderam-se por escrito durante dois anos, sobre o que entendessem como interessante no momento.

Este trabalho surge com o intuito de explorar a temática da intergeracionalidade e entender quais os aspetos da relação intergeracional que interferem no processo de saúde e bem-estar do idoso. Neste estudo de cariz qualitativo, exploratório e descritivo focamo-nos principalmente nos benefícios que o projeto “Bilhete Postal” proporcionou aos idosos. Para tal, utilizou-se um questionário de resposta aberta para que os 10 idosos, selecionados de forma intencional, pudessem expressar as suas opiniões sobre a atividade. As respostas foram sujeitas a uma análise de conteúdo. Todos os procedimentos éticos foram tidos em consideração.

Nos resultados sobressaiu, a satisfação dos idosos em corresponderem-se com as crianças através dos bilhetes postais e todos os benefícios que esta atividade trouxe para o seu bem-estar pessoal e social. A avaliação sobre o projeto foi francamente positiva, referindo os idosos vontade em participar em novas edições futuramente, pois estas atividades são promotoras de bem-estar, autoestima, fortalecem laços afetivos, há transferência de cultura e valores. Os idosos são estimulados cognitivamente levando- os, provavelmente, a uma maior autonomia.

https://doi.org/10.61415/riage.250
PDF
XML