METODOLOGIAS/ESTRATÉGIAS PSICOEDUCATIVAS DIRIGIDAS AO CUIDADOR FAMILIAR DA PESSOA DEMENTE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
PDF
XML

Como Citar

Almeida, D., Santos, E., Pinto, J., Fernandes, M., & Loureiro, M. (2024). METODOLOGIAS/ESTRATÉGIAS PSICOEDUCATIVAS DIRIGIDAS AO CUIDADOR FAMILIAR DA PESSOA DEMENTE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 5. https://doi.org/10.61415/riage.245

Resumo

A demência reporta-se ao declínio progressivo, requerendo a intervenção de um Cuidador Familiar para satisfazer as Necessidades Humanas Fundamentais. O planeamento de uma intervenção educativa, que evidencie as metodologias e estratégias, com base teórica no Modelo de Promoção de Saúde deNola Pender, é fundamental.

Este estudo deteve como objetivo conhecer as metodologias e as estratégias adotadas pelo Enfermeiro de família para capacitar o Cuidador Familiar a promover a saúde familiar na demência, através de uma revisão integrativa da literatura que utilizou a metodologia PICO(D) para delimitar a questão de pesquisa. A colheita de dados realizou- se nas bases de dados B-on, Pubmed, Scielo, utilizando as palavras-chave segundo os descritores DeCS eMeSH. Foram aplicados critérios de exclusão e inclusão e os artigos avaliaram-seatravés da escala Kmet, resultando três estudos.

Todos os estudos realizaram um diagnóstico das necessidades formativas e usaram as metodologias ativa, expositiva, demonstrativa. As estratégias incluiram sessões de educação, treino de técnica, follow up, novas tecnologias e intervenção psicoeducativa, psicoterapêutica e psicossocial.

Constatou-se que as metodologias e as estratégias pedagógicas desenvolvidas promovem a capacitação do Cuidador Familiar. Contudo, é necessária mais investigação na área para determinação da sua eficácia.

https://doi.org/10.61415/riage.245
PDF
XML