INTERVENÇÃO DA EQUIPA DE CUIDADOS PALIATIVOS NA ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS E O AUMENTO DA QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO AOS RESIDENTES
PDF
XML

Como Citar

Guardado, M., Magalhães, M., Coutinho, A., & Empis, L. (2024). INTERVENÇÃO DA EQUIPA DE CUIDADOS PALIATIVOS NA ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS E O AUMENTO DA QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO AOS RESIDENTES. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 5. https://doi.org/10.61415/riage.242

Resumo

Este trabalho teve como objetivo expor o caso clínico de uma residente, previamente autónoma, que após um Acidente Vascular Cerebral foi referenciada para os Cuidados paliativos, e o impacto que esta referenciação teve na sua qualidade de vida ao longo do tempo, nomeadamente com o surgimento de outras patologias.

Recorremos à apresentação de um estudo de caso, com consulta dos registos hospitalares (carta de alta), dos registos internos da residente e consequente revisão integrativa da literatura.
A referenciação atempada e posterior intervenção da equipa comunitária de cuidados paliativos, aumenta a qualidade de vida dos residentes com necessidades paliativas e consequentemente num aumento da qualidade do serviço prestado pela Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas aos residentes.

A resposta às múltiplas necessidades de saúde destas pessoas idosas mais frágeis e em período de fim de deve ser preferencialmente encontrada com respostas de proximidade e não passando necessariamente pelo recurso sistemático à hospitalização.

https://doi.org/10.61415/riage.242
PDF
XML