INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
PDF
XML

Como Citar

Santos, G., Aquino, F., & Galvão, M. (2024). INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 5. https://doi.org/10.61415/riage.240

Resumo

Este trabalho surgiu durante a pandemia do Covid-19, quando a sociedade se encontrava isolada socialmente dependendo do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para realização das tarefas cotidianas, objetivando proporcionar autonomia digital para idosos, através da ministração de aulas e acompanhamentos periódicos. Inicialmente foi aplicado um formulário para entender melhor as necessidades do público-alvo, o qual evidenciou que embora os idosos já utilizassem ferramentas digitais, ainda se sentiam inseguros necessitando frequentemente recorrer a terceiros para auxiliá-los.

O projeto visou fornecer aos idosos conhecimento e habilidades para utilização das TICs de forma independente. Com uma abordagem de pesquisa-ação, envolvendo de forma ativa a participação dos idosos, orientadores e pesquisadores para resolução da problemática identificada.

As aulas aconteceram no formato online e presencial, abordando as temáticas de redes sociais, ferramentas do google, aplicativos de transporte e segurança da informação. Uma importante descoberta foi que um percentual dos idosos participantes eram analfabetos, o que requereu adaptações, como a criação de um dicionário de símbolos e abordagens que facilitassem a compreensão e aprendizado. Sendo suas principais dificuldades acessar as redes sociais, salvar contatos e envio de fotos e mensagens. O projeto teve sucesso ao alcançar seus objetivos, capacitando os idosos a utilizarem smartphones e tecnologias digitais, promovendo independência digital, aumentando a confiança e melhorando sua qualidade de vida e inclusão social, expressos através dos depoimentos dos participantes, que refletem sua satisfação e aprendizado, proporcionando ainda uma experiência enriquecedora para os envolvidos, promovendo diversos benefícios de aprendizagem para a vida.

https://doi.org/10.61415/riage.240
PDF
XML