Projeto “Cuidar em Casa” Programa Terapêutico multidisciplinar de intervenção em idosos residentes em meios rurais.
pdf
XML

Palavras-chave

pandemia
idosos
animação sociocultural e terapêutica
isolamento social

Como Citar

Bruno Trindade., Ricardo Pocinho., Anderson Amaral, Domingos Santo, & Sara Gordo. (2023). Projeto “Cuidar em Casa” Programa Terapêutico multidisciplinar de intervenção em idosos residentes em meios rurais . RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 4. https://doi.org/10.61415/riage.124

Resumo

As problemáticas do Envelhecimento em zonas rurais têm sido uma das grandes preocupações, devido a fragilidade social, associada as questões do isolamento que já se faziam sentir e agravou-se no período da pandemia COVID-19.

Esse período exigiu grandes transformações nas metodologias de intervenção na tarefa de cuidar, onde as instituições procuraram adaptar-se as dificuldades, acrescida do risco da infecção pelo COVID-19.

Exigiu e exige grandes transformações nas práticas e adaptações individuais, coletivas e institucionais. Neste sentido, as instituições têm observado uma maior dificuldade na gestão e adaptação à nova realidade, sendo que todos os serviços prestados e que primam pelo humanismo carecem de adaptação. Neste percurso adaptativo, é importante que o humanismo nos serviços prestados não perca o significado da tarefa de Cuidar.

O objectivo deste estudo foi perceber a envolvência, a interação e a perceção sobre o papel das atividades de animação sociocultural na vertente terapêutica aplicada aos idosos de forma online e presencial num plano promovido durante a pandemia COVID-19 e pós pandemia.

Participaram, neste estudo, 40 pessoas idosas, utentes institucionalizados em Estruturas Residenciais para Idosos do Distrito da Covilhã.

 

https://doi.org/10.61415/riage.124
pdf
XML