Perspetivas do conceito do valor social do cuidado a pessoas idosas institucionalizadas
pdf
XML

Palavras-chave

cuidado
humanização
pessoas idosas institucionalizadas
valor social

Como Citar

Carolina Nogueira Fonseca, Helena Reis Amaro da Luz, & Rosa Cândida Melo. (2023). Perspetivas do conceito do valor social do cuidado a pessoas idosas institucionalizadas. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 4. https://doi.org/10.61415/riage.110

Resumo

O cuidado a pessoas idosas enquadrado em estruturas residenciais (i.e., ERPI) tem vindo a revelar-se crescente dado o avolumar de pessoas que alcançam idades cada vez mais longevas sendo estas acompanhadas de múltiplas vulnerabilidades. Ainda que a importância do cuidado seja indiscutível, o conhecimento do valor social que o mesmo representa permanece por explorar, sobretudo numa vertente não económica.  Este estudo pretendeu compreender qual a perspetiva dos participantes sobre o conceito de valor social do cuidado a pessoas idosas institucionalizadas.  

Foi realizado um estudo exploratório de natureza qualitativa através da aplicação de um questionário online a amostra não probabilística por conveniência abrangendo de 28 participantes (estudantes e profissionais da área social e da saúde). O questionário, elaborado e aplicado através da plataforma Google forms, e integra numa primeira parte elementos para a caraterização sociodemográfica dos participantes e numa segunda parte, uma questão aberta relativa à perspetiva sobre o conceito de valor social do cuidado em contexto residencial.  

O estudo revelou que a perspetiva do conceito de valor social do cuidado dos participantes está ligada à salvaguarda dos direitos da pessoa idosa, promoção da qualidade de vida, forma como o cuidado é prestado, contexto organizacional e reconhecimento social.   

Os resultados obtidos acentuam a prioridade da implementação de práticas humanizadas nas organizações que cuidam de pessoas idosas, sugerindo que aquelas são o elemento central que acresce valor social aos cuidados.  

https://doi.org/10.61415/riage.110
pdf
XML