Meios complementares de diagnóstico e terapêutica de proximidade em Cantanhede: estudo de impacto no ambiente e na sociedade
pdf
XML

Como Citar

Ana Leonor Jesus, Luís Carlos Antunes Claro, Artur Jorge Dias Carvalhinho, & Raquel Maria Almeida Marques. (2023). Meios complementares de diagnóstico e terapêutica de proximidade em Cantanhede: estudo de impacto no ambiente e na sociedade. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 4. https://doi.org/10.61415/riage.103

Resumo

O setor dos serviços de saúde apresenta múltiplos aspetos ambientais que podem resultar em impactos negativos significativos no ambiente e na saúde humana. Aqui, incluem-se as emissões de poluentes de forma direta (por exemplo, através dos resíduos hospitalares gerados) e de forma indireta (como é o caso das emissões de gases com efeito de estufa relativas ao setor dos transportes, tanto por parte dos colaboradores como dos utentes destes serviços, que efetuam centenas de viagens diárias na procura de cuidados médicos, devendo estas ser sempre contabilizadas.

Os veículos movidos a combustível fóssil, durante a sua utilização no quotidiano, são um dos grandes proporcionadores do aquecimento global e da emissão de poluentes nocivos, que comprometem a saúde de quem está sujeito à sua exposição. É urgente, portanto, adotar medidas que visem a redução e mitigação desta problemática, garantindo a saúde das populações e o equilíbrio dos ecossistemas que as rodeiam.

Assim, com este estudo, procuramos detalhar os impactos do setor da saúde, ambiente e na sociedade, com enfoque na maioridade da população abrangida pelo Hospital Arcebispo João Crisóstomo de Cantanhede (idosos e utentes com mobilidade condicionada), com realização de um estudo de caso aplicado a um hospital “amigo dos + velhos”, onde se integram os meios complementares de diagnóstico e terapêutica de proximidade, que são realizados com apoio de um veículo elétrico para deslocação dos prestadores de cuidados às diferentes unidades da área de abrangência.

Destacam-se, ainda, os impactos na sociedade, relacionados com a deslocação de pessoas mais velhas, focando a implementação deste projeto numa perspectiva comunitária abrangente.

https://doi.org/10.61415/riage.103
pdf
XML