O processo editorial do RiageJournal encontra-se dividido em quatro etapas:
Etapa 1. Submissão do artigo
- Verificar as Author Guidelines da revista;
- Submeter um tipo de artigo aceite pela revista;
- Submeter um artigo alinhado com as áreas de publicação da revista;
- Utilizar o estilo bibliográfico recomendado.
Etapa 2. Validação editorial
Uma vez submetidos os artigos, estes passam inicialmente por um processo de triagem efetuada pelo (a) Editor(a)-Chefe da Revista. Este processo de validação pode demorar entre 2 semanas a 4 semanas.
Etapa 3. Peer Review
Depois de validado o artigo é enviado para dois revisores experts nacionais e/ou internacionais experts na área do artigo. Este processo pode demorar entre 4 semanas a 8 semanas.
Etapa 4. Publicação do artigo
Antes do artigo ser publicado poderão ser necessárias alterações solicitadas pela equipa de revisores. Os autores deterão 2 semanas para efetuar essas mesmas alterações.
Depois de validadas pela equipa editorial, o artigo segue para validação final do (a) Editor(a)-Chefe, Edição e Publicação. Esta etapa pode demorar entre 2 a 4 semanas.
No RiageJournal um artigo desde a sua submissão até à publicação, poderá demorar entre 10 semanas a 18 semanas.
PRINCÍPIOS DE TRANSPARÊNCIA E MELHORES PRÁTICAS EM PUBLICAÇÃO ACADÉMICA
Política de acesso livre e de autoria
Riage Journal oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, na convicção de que a disponibilização desta informação ao público favorece um maior intercâmbio de conhecimento global.
Neste sentido, a revista segue a definição de acesso aberto do DOAJ: "Definimo-los como revistas em que o detentor dos direitos de autor de um trabalho académico concede os direitos de utilização a terceiros através de uma licença aberta (Creative Commons ou equivalente) que permite o acesso livre imediato ao trabalho e permite a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou ligar aos textos integrais dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito".
Riage Journal adere a diferentes iniciativas que promovem o acesso aberto ao conhecimento, como o Plano S da cOAlition S, ou os princípios da infraestrutura de comunicação para a publicação académica e a ciência aberta AmeliCA. Por conseguinte, todos os conteúdos de Riage Journal são de acesso livre e publicados sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivadass CC BY-NC-ND.
Por conseguinte, os autores que publicam na Riage Journal aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos de autor, cedendo à Riage Journal o direito de primeira publicação, com o trabalho registado com a licença de atribuição Creative Commons (que permite a terceiros utilizar o que é publicado desde que mencionem a autoria do trabalho e a primeira publicação nesta revista).
- Os autores podem fazer outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado no Riage Journal (por exemplo, publicando-o num livro ou num repositório institucional), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez no Riage Journal.
- Os autores são autorizados, e mesmo encorajados, a publicar os seus trabalhos na Internet (páginas institucionais, pessoais, redes sociais, etc.), uma vez que tal pode facilitar os intercâmbios.
- Os autores são autorizados, e mesmo encorajados, a depositar material suplementar, pelo menos os dados de investigação subjacentes às publicações, em repositórios institucionais ou temáticos de acesso aberto federados na European Open Science Cloud (EOSC).
- Riage Journal não cobra aos autores quaisquer taxas de processamento de artigos (APC) para publicar o seu trabalho.
POLÍTICA DE ARQUIVO E INTEROPERABILIDADE ARQUIVO
Riage Journal segue práticas de preservação de forma a garantir a acessibilidade permanente aos seus recursos e objetos digitais, de acordo com as recomendações estabelecidas pela UNESCO (2014) e pelo Digital Preservation Handbook (Digital Preservation Coalition), incluindo:
- Preservação local em servidores e armazenamento próprio: Realização de cópias de segurança nos servidores e arquivamento periódico mensal em modo local.
- Preservação através de repositórios e serviços externos: Alojamento de textos completos em repositórios, serviços e sistemas externos, como o Dialnet, entre outros.
- Serviços de preservação digital: Utilização do sistema LOCKSS para autorizar a preservação em servidores externos através de um arquivo distribuído pelas bibliotecas, permitindo que estas criem arquivos permanentes da revista para efeitos de preservação e restauro.
Interoperabilidade
A revista incorpora o protocolo de interoperabilidade OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting) que permite a transferência de recursos digitais, principalmente de carácter científico e de acesso aberto.
Além disso, são realizados os seguintes processos para garantir a preservação e manter a acessibilidade dos seus objectos digitais a longo prazo:
- Metadados de preservação: Riage Journal utiliza metadados de qualidade utilizando DCMI (Dublin Core Metadata Initiative), MARC, MODS e OpenURL.
- Identificadores persistentes: Todos os artigos da revista têm DOI (Digital Object Identifier).
- A Riage Journal é membro da Crossref.
- Verificação da integridade dos ficheiros: A verificação da integridade dos ficheiros é efectuada periodicamente utilizando as ferramentas disponíveis no servidor onde a revista está alojada.
POLÍTICA DE AUTO-ARQUIVO
Riage Journal permite e encoraja os autores a alargar a visibilidade, o alcance e o impacto dos seus artigos publicados na revista, republicando-os (auto-arquivando-os) em:
- Os seus espaços pessoais na web (web, blogue, redes sociais, fóruns científicos, etc.).
- Arquivos abertos institucionais (arquivos universitários, Europeana, etc.).
- Redes sociais de carácter académico e científico (ResearchGate, Academia.edu, Getcited.org, etc.).
- É necessário detalhar todos os dados bibliográficos da publicação.